Gestão escolar democrática e inclusiva em Aldeias Altas é uma realidade

Publicado em: 13/12/2023 01:10 - SEMECTI

A Prefeitura de Aldeias Altas por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem cumprido o Plano Municipal de Educação e, nesse sentido, tem investido muito na formação continuada e na qualificação dos profissionais da educação com foco na melhoria da qualidade do trabalho escolar e da qualidade do aprendizado dos estudantes na perspectiva da inclusão escolar.

Na última terça-feira, 12 foi realizada no auditório do SINTRAP, a solenidade de certificação dos 10 Gestores Escolares Eleitos democraticamente com a participação da comunidade escolar, certificação de todos os demais gestores escolares protempore’s nomeados pela SEMECTI, dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais e dos coordenadores da  SEMECTI, todos concludentes do Curso de Formação Continuada “Gestão Escolar Democrática inclusiva e suas competências”, ministrado nos meses de agosto e setembro deste ano pela Prof.ª Dr.ª Elizângela Martins/Orientadora Educacional do SIPAE.

Ainda nessa solenidade conjunta, também foram certificados 20 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que concluíram o Curso de Formação Continuada “Educação Inclusiva em Aldeias Altas-MA: saberes e fazeres necessários a uma prática pedagógica inclusiva”, ministrado no período de 15 de abril de 2022  à de 25 de outubro de 2023 pelo Prof. Doutorando Denilson Barbosa, pelo Prof. Esp. Raimundo Sousa, pelo Prof. Me Jânio Oliveira e pelo Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Paulo Carneiro.

Foram certificados também 52 cuidadores concludentes do Curso de Formação de Cuidadores da Educação Especial/Inclusiva, ministrado no período de 22 de agosto à de 17 de novembro de 2023 pela Prof.ª Vitória Barros e pelos profissionais do AEE de Aldeias Altas e coordenado pela Prof.ª Esp. Ana Paula Macedo.

Um marco na história da educação de Aldeias Altas, depois de 26 anos, a Prefeitura na Gestão Trabalhando para Todos, cumpriu a LDB 9.394/1996, a lei do Novo FUNDEB e realizou por meio da SEMECTI, seleção pública simplificada para escolha democrática de professores do quadro efetivo com vista o provimento do cargo de gestores escolares  de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho e eleição realizada com a participação da comunidade escolar para atuação nas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Aldeias Altas-MA para o quadriênio 2023-2026.