"Saberes e fazeres necessários a uma prática pedagógica inclusiva" é tema do curso concluído pela SEMECTI

Publicado em: 21/10/2023 10:47 - SEMECTI

Com o módulo “ Práticas inclusivas para o processo ensino-aprendizagem de estudantes com Deficiência Física”, ministrado na última sexta-feira, 20, pelo Paulo Carneiro Teixeira (Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e membro/diretor da Associação dos Deficientes Físicos de Caxias – ADEFIC) no Colégio Militar Tiradentes IX, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação/SEMECTI finalizaram com sucesso o Curso de Formação Continuada “Educação Inclusiva em Aldeias Altas-MA: saberes e fazeres necessários a uma prática pedagógica inclusiva” ministrado ao longo de 15 meses para os professores do AEE – Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Aldeias Altas que atuam nas 10 Salas de Recursos Multifuncionais que atendem os estudantes público alvo da Educação Especial/Inclusiva das escolas municipais.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Ma Marlete Aguiar, este curso é uma ação da SEMECTI e da Coordenação de Educação Especial/Inclusiva com a preocupação em promover um ensino-aprendizagem inclusivo e de qualidade para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino e, por isso, é preciso investimento na formação dos profissionais que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais e que prestam o serviço de Atendimento Educacional Especializado aos alunos das escolas municipais que apresentam algum tipo de deficiência ou transtornos.

Este curso foi organizado e coordenado pelo Prof. Doutorando Denilson Barbosa (Consultor e Assessor Técnico em Assuntos Educacionais da SEMECTI) e supervisionado pela Coordenadora da Educação Especial/Inclusiva da SEMECTI, Prof.ª Esp. Ana Paula Macedo. Para o palestrante Paulo Carneiro, “Esta iniciativa da SEMECTI em investir na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Especial/Inclusiva é relevante e digna de aplausos, pois a formação é o primeiro passo para mudança de mentalidades na perspectiva do planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.

Estão de parabéns a Prefeitura de Aldeias Altas, na pessoa do Prefeito Kedson Lima e a SEMECTI na pessoa da Secretária de Educação, Prof.ª Marlete e sua equipe”. “No próximo mês será a realizada a solenidade de certificação dos profissionais do AEE que participaram como cursistas deste curso e, concluíram com sucesso as 120h/a previstas na estrutura curricular deste curso”, explicou a Coordenadora da Educação Especial/Inclusiva da SEMECTI, Prof.ª Esp. Ana Paula Macedo.