“Educação inclusiva em Aldeias Altas, saberes e fazeres necessários a uma prática pedagógica inclusiva”

Publicado em: 22/09/2023 04:35 - SEMECTI

A prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Aldeias Altas, por meio da Coordenação de Educação Especial/Inclusiva e Equipe Multiprofissional tem dado continuidade ao Curso “Educação inclusiva em Aldeias Altas-MA: saberes e fazeres necessários a uma prática pedagógica inclusiva”.

Ministrado na manhã desta quinta-feira (21/09/2023) pelo Prof. Me Jânio Oliveira, o módulo 6 - Práticas inclusivas para o processo ensino-aprendizagem de estudantes com Deficiência Auditiva/Surdez.

Nesse módulo 6, os professores do AEE- Atendimento Educacional Especializado que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais problematizaram e refletiram sobre as seguintes questões:

1) Deficiência auditiva e surdez: é mesmo a coisa?

2) A importância do uso da língua no contexto educacional com a aprendizagem da Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua da pessoa surda.

3) Barreiras que os alunos surdos possuem quanto alguns aspectos linguísticos.

4) As funções dos profissionais que assistem o aluno surdo: o interprete, o professor da sala regular, o professor do AEE, o instrutor de Libras etc.

5) A comunidade surda, a sua cultura e identidade que precisa ser conhecida, trabalhada e valorizada na escola.

Veja o conteúdo completo no LINK ABAIXO:

6º MÓDULO DO CURSO FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA ALDEIAS ALTAS.pdf