Ação oferece serviços de saúde e destaca Campanha sobre a Conscientização da Leishmaniose

Publicado em: 18/08/2023 12:49 - ASCOM

A Prefeitura de Aldeias Altas por meio da Secretaria Municipal de saúde, segue empenhada em disseminar informações precisas sobre a Leishmaniose Visceral Canina e incentiva a participação ativa da comunidade nessa luta pela prevenção e controle da doença, já que Agosto é o mês alusivo deste combate. Ontem, quinta - feira (17), mais uma ação foi realizada em prol da campanha.

Uma equipe de multiprofissionais saiu ao encontro dos moradores do bairro Capivara, ali muitas informações foram repassadas, além de cuidados na prática, como: Testes rápidos, vacinação, aferição da pressão, glecemia, cortes de cabelo, consultas médicas, acompanhamentos com psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e toda a equipe da Vigilância em Saúde, também se fez presente em peso, demonstrando atenção e cuidado a todos.

Cleber Menezes, Coordenador da Vigilância em Saúde explicou sobre mais detalhes a respeito da doença: "Estamos em pleno a Campanha de conscientização e combate à Leishmaniose Visceral Canina, também conhecida como calazar. Esta doença, transmitida tanto para animais quanto para seres humanos através da picada de insetos fêmeas infectadas, como o mosquito palha, asa-dura, tatuquiras e biriguis, é uma preocupação endêmica em nosso país. Ela está presente em 25 das 27 unidades federativas do Brasil, configurando-se como um sério problema de saúde pública. Portanto, a preocupação da Gestão do Prefeito Municipal Kedson Lima, é garantir o total desempenho do papel fundamental na vigilância, prevenção e controle de zoonoses em nosso município."

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de dois milhões de pessoas são infectadas anualmente em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), a média anual de casos supera três mil, com uma taxa de letalidade em torno de 7%. É particularmente alarmante a alta concentração de casos em crianças de zero a 14 anos.

O médico-veterinário é o profissional habilitado para identificar a doença, prescrever tratamento para os animais, quando possível, e notificar as autoridades de saúde local. Por isso, é crucial que os tutores levem regularmente seus animais ao médico-veterinário e estejam atentos a qualquer mudança de comportamento ou indício de doença.

O médico veterinário Dr. Richter Santos que atende o município, reforçou sobre medidas preventivas na contenção da Leishmaniose: "Medidas de prevenção incluem o uso de repelentes à base de piretróides, como sprays e coleiras, a instalação de telas em canis, portas e janelas, bem como a manutenção da limpeza de quintais e terrenos para eliminar possíveis criadouros do vetor da doença, o mosquito palha."

Os sintomas da doença em seres humanos incluem febre prolongada, perda de peso, falta de apetite e aumento do fígado e baço. Quando não tratada a tempo, a leishmaniose visceral apresenta alto índice de mortalidade em pacientes imunodeficientes com doenças crônicas.

Já nos cães, os sintomas englobam lesões de pele, perda de peso, descamações, crescimento exagerado das unhas e dificuldade de locomoção. Em estágios avançados, a doença afeta órgãos como fígado, baço e rins, levando o animal ao óbito.

Romerito Sousa, Agente Comunitário de Saúde do bairro em que aconteceu a ação, destacou sobre iniciativas importantes como essa: Agradecemos à Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, pelas orientações e serviços aqui oferecidos. Isso aproxima os profissionais da comunidade e demonstra o respeito e a garantia dos direitos de todos à saúde de qualidade."