Concluído o Monitoramento do Plano Municipal de Educação referente ao período de 2021 - 2023 de Aldeias Altas

Publicado em: 09/08/2023 07:22 - SEMECTI

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação de Aldeias Altas em articulação com o Conselho Municipal de Educação, com o Fórum Municipal de Educação e com a Equipe de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação concluiu nesta quarta-feira, 09 de agosto de 2023 o processo de monitoramento, acompanhamento sistemático e avaliação periódica das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Aldeias Altas-MA (2015-2025) referente ao período de julho de 2021 a julho de 2023 pertinentes ao cumprimento das seguintes metas:

Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 90% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PME.

Meta 8: Elevar a escolaridade média da população a partir de 18 anos, de modo a alcançar no mínimo, 08 anos de estudos no último ano de vigência deste PME, para negros, quilombolas, ciganos, populações do campo, comunidades tradicionais da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com vistas à redução da desigualdade social.

Meta 9: Elevar até o final da vigência deste PME a taxa de alfabetização da população municipal para 80% e reduzir a taxa do analfabetismo funcional para 25%.

Meta 10 - Ofertar em regime de colaboração no mínimo, 10% das matrículas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos na forma integrada à Educação Profissional, no Ensino Fundamental e Médio.

Meta 11: Firmar parcerias e convênios com Universidades e Institutos, até o final da vigência do PME para implantar um Polo Universitário, assegurando o atendimento com oferta de cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades latu sensu e stricto sensu.

Meta 14 da valorização os profissionais do magistério da Rede Pública da Educação Básica.

Meta 17 da garantia e aplicação dos recursos públicos financeiros definidos em lei para a oferta da educação municipal com as condições necessárias à manutenção e ao desenvolvimento do ensino público de qualidade. É com orgulho que após o monitoramento realizado das metas e estratégias do PME os coordenadores da Comissão de Monitoramento Prof. Denilson Barbosa e Prof.ª Elielda Aguiar pontuaram o quanto a educação de Aldeias Altas-MA avançou nesses últimos 3 anos, com o cumprimento de praticamente todas as demandas previstas no PME.

Agora o nosso próximo passo é elaboração do relatório para subsidiar ser entregue a Senhora Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Marlete Aguiar para ela enviar para ser analisado e aprovado pelo FME – Fórum Municipal de Educação para servir como documento orientador da Conferência Municipal de Educação de Aldeias Altas prevista para acontecer em setembro de 2023.

Agradecemos todos que fizeram este trabalho de monitoramento do cumprimento das metas do PME. Em tempo: Compõem equipe de monitoramento e avaliação do PME de Aldeias Altas: professores das escolas municipais e estadual que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino de Aldeias Altas-MA, que atuam na educação infantil, no ensino fundamental, ensino médio, na educação do campo e quilombola, na Educação de jovens, Adultos e idosos e na Educação Especial/ Inclusiva, gestores escolares, Coordenadores Pedagógicos, representantes do SINTRAP,  representantes do Conselho Municipal de Educação de Aldeias Altas-MA, do Fórum Municipal de Educação de Aldeias Altas-MA e a Própria Secretária Municipal de Educação, Profa Msc. Marlete Aguiar.