Secretaria de Saúde divulga Plano de Contingência para Prevenção e Enfrentamento de Epidemias de Arboviroses em Aldeias Altas

Publicado em: 15/05/2023 05:43 - SEMUS

Para atender a essa necessidade, a SEMUS, através do setor de Epidemiologia e Controle de Doenças (SECD), tem desenvolvido anualmente ações de estruturação em nível  municipal, através de planejamento que tem se corporificado nos Planos de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Arboviroses no municipio de Aldeias Altas-MA. Para os anos de 2022 e 2023, o municipio propõe desenvolver ações de capacitação centradas nos processos de controle vetorial para ampliar o quadro de técnicos municipais ACE`s (Agente de Combate as Endemias), nas metodologias de combate à larva e formas adultas do Aedes aegypti, trabalhando a melhoria da capacidade técnica para as ações de vigilância e controle do Aedes Aegypti, bem como, assistência médica para atendimento às pessoas infectadas.

Este Plano foi concebido com o objetivo de constituísse em um instrumento orientador para a SEMUS (secretaria municipal de saúde) quanto às ações a serem desenvolvidas na rotina do programa com vistas a preparar para prevenir e preparar para o enfrentamento de epidemias por arboviroses. Ambos congregam ações a serem executadas no exercício de 2022 e 2023, que foram planejadas com base nas necessidades do município e nas diretrizes orientadas pelo Ministério da Saúde - MS.

Veja as informações completas no LINK ABAIXO:

PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA DAS ARBOVIROSES 2023-ALDEIAS ALTAS-MARANHAO.pdf