Prefeitura por meio da SEMECTI produz e lança livro "História e Geografia de Aldeias Altas"

Publicado em: 04/04/2023 09:00 - SEMECTI

Este Livro Didático foi distribuído gratuitamente, hoje terça-feira, 04 de Abril de 2023 no auditório do SINTRAP e será distribuído para todas as escolas e bibliotecas do Município. Chegando às escolas da rede Municipal de Ensino de Aldeias Altas-MA como resultado do trabalho coletivo dos professores e profissionais da Educação de Aldeias Altas, Denilson Barbosa dos Santos, Elielda Fernanda de Sousa Aguiar, Francisca Kassia dos Santos Sousa e Johny José dos Santos da Silva.

Foi elaborado para atender à carência histórica de material didático sobre os aspectos geográficos e históricos do nosso município, como uma iniciativa sem precedentes de valorização dos escritores locais, dos professores, de suas práticas pedagógicas e saberes dos docentes e dos moradores do município que foram ouvidos no processo de produção de dados, levantamento de material e fontes necessários, para a escrita deste livro didático e uma fonte de acesso ao conhecimento histórico e geográfico aldeias-altense para ser usado nas escolas municipais, conforme preconiza o DCTAA - Documento Curricular do Território aldeias-altense.

A principal motivação para publicação deste livro foi à preocupação da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação com a preservação e difusão da história e da geografia do nosso município para os aldeias-altense e para o mundo, bem como uma forma de contribuir com a prática pedagógica dos professores e com o ensino-aprendizagem dos estudantes que agora contarão com este livro didático para os estudos sobre a sua terra natal.

Em Aldeias Altas, a Educação é uma prioridade e vive atualmente um novo tempo. E, trilhamos fortalecidos pelo compromisso e responsabilidade com a qualidade da educação pública aldeias-altense e pelo reconhecimento do direito inviolável de todos os cidadãos de acesso à educação, à cultura, à informação e ao conhecimento.

Desafiados e entusiasmados a construir e a trilhar um caminho próprio para o estudo e pesquisa, entregamos a população, as escolas, as bibliotecas, aos professores e estudantes de Aldeias Altas, este material de ensino-aprendizagem, para suas consultas, pesquisas, reflexões e formação contínua sobre a história e a geografia de Aldeias Altas e servirá de base para futura produção de outros livros para aprofundamento dessa temática.

Compartilhamos com você este livro na esperança e na certeza de que se aproprie dele, faça a leitura, a socialização do conhecimento e dos saberes, transforme e multiplique as suas leituras e até mesmo que se motive a escrever também sobre o município de Aldeias Altas.

Portanto, estimado(a) leitor(a), esperamos que você se aventure nessa viagem conosco e conheça um pouco mais sobre a história e geografia de nosso município. E não se esqueça, somos agentes construtores de nossa história e da nossa geografia cotidiana, por isso é preciso sempre historicizar e geografizar, portanto utilize os ensinamentos deste livro com sabedoria, aproveitando cada parágrafo feito com muita dedicação especialmente para você.

Baixe gratuitamente a versão E-book do livro História e Geografia de Aldeias Altas no link:

VERSÃO E-BOOK DO LIVRO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALDEIAS ALTAS-MA.pdf