Prefeitura realiza lançamento do livro "Poemas do Zé Bona do Jatobá, um mestre do cordel aldeias - altense"

Publicado em: 09/07/2022 07:56 - ASCOM

A Prefeitura de Aldeias Altas-MA por meio da SEMECTI - Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou na sexta-feira (08), no auditório da Escola Antonieta Castelo, solenidade emocionante de lançamento do livro “Poemas do Zé Bona do Jatobá, um mestre do cordel aldeias-altense”, um produto cultural e literário resultante da FLIAAMA – Feira Literária de Aldeias Altas Maranhão, instituída pela Lei nº 413 de 13 de junho de 2022, que de acordo com o seu Artigo 2º , incisos VIII e XVII tem como finalidades entre outras:  incentivar a produção literária de Aldeias Altas-MA [...], bem como a publicação de livros de autores locais [...].

Este livro do Zé Bona foi organizado e prefaciado pelo Prof. Doutorando Denílson Barbosa (Consultor e Assessor Técnico em Assuntos Educacionais da SEMECTI) e, constitui-se em uma coletânea dos melhores cordéis do autor José de Sousa Lima, o “Zé Bona”, escritos por ele desde os seus 20 anos de idade. Em 2021, o Prefeito, Kedson Lima determinou a Secretária de Educação, Prof.ª Msc. Marlete Aguiar que providenciasse a publicação deste livro.

“Minha maior alegria era ganhar esse presente, e hoje realizei esse sonho na Gestão do Prefeito Kedson Lima, meus textos são parte de mim e do meu município”, destacou emocionado o escritor aldeias-altense, Zé Bona.

Os livros do seu Zé Bona foram distribuídos gratuitamente aos presentes e autografados pelo próprio escritor durante o seu lançamento e, posteriormente serão distribuídos outros exemplares gratuitamente para as escolas municipais.

O Evento contou com a presença dos filhos, familiares, amigos e autoridades admiradoras dos cordéis e da pessoa do seu Zé Bona como o Prefeito Kedson Lima, a Primeira Dama, Francisca Leite, a Secretária de Educação Prof.ª Msc. Marlete Aguiar, a Presidente da Câmara de Vereadores Fernanda Bacelar, o Vereador Luciano Santos, Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores das bibliotecas do município, profissionais da SEMECTI, da Cultura, da imprensa, escritores locais, dentre outros.

EM TEMPO: Este livro do Zé Bona, publicado pela prefeitura, SEMECTI através da Editora Elã, consolida a inclusão dos(as) autores locais, professores (as) e demais profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Aldeias Altas-MA no mundo literário como escritores (as) e, sobretudo, como uma política educacional pensada no Governo Trabalhando para Todos e, de modo especial na Gestão do Prefeito Kedson Lima e na Gestão da Secretária de Educação, Prof.ª Msc. Marlete Aguiar, pautada no incentivo à publicação de livros dos profissionais da educação do território aldeias-altense, contendo conteúdos de cunho educacional, científico, acadêmico, escolar, histórico, literário, geográfico, cultural, entre outros. Isto posto, é importante destacar que os livros do Seu Zé Bona e da Prof.ª Oslane Cardoso, são os dois primeiros de uma série de outros livros de autores/escritores locais do território aldeias-altense que serão publicados e distribuídos na Rede Municipal de Ensino e explorados ao longo da FLIAAMA – Feira de Literatura de Aldeias Altas-MA.