Prefeitura Municipal através da SEMECTI apresenta Projeto Institucional da FLIAAMA – Feira de Literatura de Aldeias Altas -MA/2022

Publicado em: 03/06/2022 04:48 - ASCOM

Gestores (as), Coordenadores Pedagógicos das escolas municipais, profissionais das bibliotecas do município, representantes da cultura local, produtores culturais, escritores locais, poetas, artistas da terra, Articuladora do Selo UNICEF Aldeias Altas-MA, EDUCOM/ASCOM, profissionais da Imprensa local e demais amantes do livro e da leitura, estiveram reunidos na tarde desta última quinta - feira, 02 de junho de 2022.

Como pauta principal do encontro, foi realizada apresentação do Projeto Institucional da FLIAAMA – Feira de Literatura de Aldeias Altas Maranhão/2022.

Em 2022, a FEMULI foi totalmente reformulada, melhorada e ganhou uma amplitude maior e, a partir de 2022 passa-se a ser denominada de FLIAAMA – Feira de Literatura de Aldeias Altas Maranhão, tendo como temática central “Escrevendo e lendo em diferentes linguagens com o município de Aldeias Altas-MA”. A FLIAAMA oficialmente será instituída por meio de lei municipal a ser sancionada pelo Prefeito Municipal Kedson Lima, após aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal de Vereadores.

Sob esta ótica, o DCTAA (2022), destaca o papel fundamental desempenhado pela SEMECTI e pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Aldeias Altas na formação de estudantes escritores, leitores, críticos e cidadãos. Para tanto, é necessário que o(a) professor(a) perceba as potencialidades da Literatura e faça um esforço para se livrar dos preconceitos didáticos que o leva a priorizar a escolarização literária e deixar em segundo plano a experiência literária dos alunos, oportunizando-a através do contato direto com a obra.

Dessa maneira, estamos propondo a realização da edição 2022 da Feira de Literatura de Aldeias Altas-MA, pois, “A única diferença que há entre um leitor/escritor e aqueles que não são, é simplesmente de oportunidade. Inclusive de poder simplesmente escrever e ler” (SANTOS, 2022). E a FLIAMA constitui-se em uma grande oportunidade para todos ler e escrever”. Afinal, comunga-se do entendimento de que “ [...] a literatura é exercício de liberdade que se constitui através da linguagem e responde a demandas subjetivas que proporcionam, a um só tempo, satisfação pessoal e conhecimento do mundo” (SEDUCRS/DP, 2009).

Portanto, esperamos que as atividades da FLIAAMA colaborem para renovar as expectativas das escolas e dos (as) professores (as) em relação à leitura literária na escola e fora dela, desmistifique paradigmas enraizados, entre eles, que os estudantes não veem sentido em ler obras consagradas da literatura brasileira e aldeias-altense, bem como possibilitem o desenvolvimento de diversas estratégias de leitura e escrita significativas para o aluno, visando o exercício do seu protagonismo e a manifestação plena de suas potencialidades leitoras e escritoras.