Realizada a Plenária Final de Apresentação e Aprovação do Documento Curricular do Território Aldeias - altense/DCTAA

Publicado em: 02/02/2022 10:01 - ASCOM

Realizada a Plenária Final de apresentação e aprovação do Documento Curricular do Território Aldeias-altense/DCTAA, construído a muitas mãos e ouvindo muitas vozes.

Este documento define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas e/ou alcançadas pelos estudantes do Ensino Fundamental, da Educação do Campo, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e da Educação Especial/Inclusiva das escolas municipais, respeitando suas realidades socioeconômica, cultural, étnico-racial e geográfica.

O DCTAA representa um marco histórico para a educação do município de Aldeias Altas-MA, pois é a primeira vez que a Rede Municipal de Ensino contará com sua tão sonhada proposta curricular pedagógica. Outro ponto que merece destaque é o fato de o DCTAA incorporar cinco (5) novos componentes curriculares na parte diversificada: 1) Libras – Língua Brasileira de Sinais; 2) Técnicas Agropecuárias (esse é exclusivo para as escolas do campo); 3) Filosofia; 4) Empreendedorismo e Educação Financeira na EJAI e; 5) Instrução Cívica Militar – ICM (esse é exclusivo para a Escola Cívico-Militar Tiradentes IX – Unidade Escolar Vidigal Rodrigues Filho.

Esses novos componentes somam-se aos demais componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, para a Prefeitura, para a SEMECTI, o CME, o SINTRAP, demais instituições e profissionais participantes desta plenária pública, a elaboração, aprovação, publicação e distribuição gratuita do Documento Curricular do Território Aldeias-Altense/DCTAA  da Rede Municipal de Ensino é mais uma demonstração inconteste de que para o Governo Trabalhando para Todos, a educação é uma prioridade e um propósito de vida, bem como, é também, uma demonstração   do comprometimento e do trabalho de todos(as) os(as) professores (as) e demais profissionais da educação que atuam nas escolas municipais, sejam aquelas localizadas no campo ou na cidade e daqueles (as) que atuam na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Aldeias Altas - MA/SEMECTI.

Portanto, a produção do DCTAA, já é e, continuará sendo o diferencial para esse novo tempo que vive a educação pública do nosso município de Aldeias Altas-MA.